O Centro de Interpretação de Batalha de Aljubarrota (CIBA), que retrata a primeira posição ocupada pelo exército português na Batalha de Aljubarrota, vai abrir portas no próximo Domingo. Este projecto representou um investimento de 1,5 milhões de euros por parte da Fundação Batalha de Aljubarrota.
O CIBA é constituído por três núcleos. O primeiro foca as personagens ligadas à problemática da sucessão ao trono e os intervenientes na batalha travada a 14 de Agosto de 1385, nomeadamente D. João I, D. Juan I de Castela, Leonor Teles ou Nuno Álvares Pereira. O segundo núcleo mostra, através de um espectáculo de imagem e som, a construção do mosteiro. Esta última viagem virtual faz a ponte com o terceiro núcleo que é a contemplação do mosteiro e de toda a paisagem circundante.
O CIBA visa contar um episódio que marcou a História de Portugal e mostrar como a estratégia militar adoptada pelo exército português, liderado por Nuno Álvares Pereira, permitiu vencer os castelhanos em São Jorge. O director João Mareco explicou que o objectivo deste projecto foi mostrar “algo que não tinha sido devidamente explorado”. Explicando que tentaram “aproximar, em termos museológicos e científicos, os conteúdos do CIBA relativos à Batalha de Aljubarrota, e o que lhe sucedeu foi o agradecimento da vitória e posterior construção do Mosteiro da Batalha”.
Recorde-se que a remodelação do antigo Museu Militar de São Jorge e a recuperação paisagística do campo envolvente, inaugurado em Outubro de 2008, permitiram criar este espaço que alberga agora o CIBA. Para tal também contribuiu o facto de, em Novembro de 2010, o Conselho de Ministros ter aprovado o decreto que procedeu à classificação do campo e da área envolvente como monumento nacional. Na altura, o Governo justificou esta classificação com o facto de representar “um momento decisivo de afirmação de Portugal como reino independente” e de dar mostras de uma “táctica militar inédita, apurada na Guerra dos 100 Anos e posta em prática por Nuno Alvares Pereira” na Batalha de Aljubarrota.
Foto: Fundação Batalha de Aljubarrota/Iluminura Medieval