“O último sonho do grande aventureiro Fernão Mendes Pinto” é o espectáculo de rua que vai decorrer hoje no Rossio e que abre as Festas de Lisboa’14. A EGEAC espera ultrapassar a fasquia do ano passado de 1,6 milhões de pessoas.

O mote escolhido para as Festas de Lisboa’14 é um livro de aventuras, uma das obras-primas da literatura portuguesa - Peregrinação de Fernão Mendes Pinto -, publicada em 1614. Como se pode ler no site oficial, trata-se de “uma longa jornada, plena de surpresas, reveses e perigos, em que o autor veste a pele complexa de narrador e protagonista”.

Surpresas, e das boas, é o que se pode esperar das festas deste ano. O espectáculo da companhia francesa Plasticiens Volants, que vai abrir o primeiro dia das Festas de Lisboa, além das figuras gigantes a que ninguém vai ficar indiferente, vai ser acompanhado pelo fado de Gisela João, por Bambaram baile de tina da Guiné e pelo coro Molihua.

O DJ Diego Miranda vai apresentar, no próximo domingo, um espetáculo no Parque Tejo, no qual o público terá a oportunidade de interagir a “rainha” destas festas: a sardinha.

 

Na mais esperada noite de Lisboa – a noite de Santo António -, de 12 para 13 de Junho, não vão faltar as tradicionais marchas populares na Avenida da Liberdade e os casamentos abençoados por Santo António.

Outros eventos a não perder é o Teatro das Compras, que vão apresentar peças de teatro criadas para as lojas da baixa; os Castellers de Sants, em que se assiste à construção de pirâmides humanas ao som de guitarras portuguesas; ou ainda o Festival Coral de Verão que reúne diversos coros oriundos dos quatro cantos do mundo.

Tudo isto e muito mais até ao dia 3 de Julho, altura em que um concerto de Fausto Bordalo Dias, na Torre de Belém, encerra este mês de sardinhadas e caldo verde, arraiais nos bairros populares e muita diversão.

 

Já cheira bem, cheira a Lisboa!