No próximo dia 19 de Julho o espaço Ténis do Parque Serralves, no Porto, vai receber o novo projecto do contrabaixista galego Baldo Martínez alinhado na estética do chamado "jazz europeu”, tendo com ele três dos mais galvanizantes músicos do Velho Continente.

Dominique Pifarely é um herdeiro da linhagem do violino jazz francês que vem de Stephane Grapelli e passou por Jean-Luc Ponty e Didier Lockwood. 

O suíço Samuel Blaser ganhou um merecido lugar numa nova frente de grandes trombonistas. Espanhol radicado em Paris, e hoje parte da cena francesa do jazz, Ramón López tornou-se numa das principais referências da percussão criativa, com as tablas indianas e o cajón do flamenco a acrescentarem-se à bateria de modos inusitados.

O Cuarteto Europa é um projecto entre o "mainstream” e a vanguarda do jazz definível pelo carácter poético das composições, o "drive” dos solos improvisados e a apertada interação dos quatro elementos, dando outra perspectiva de um músico (Martínez, o principal compositor) que já tocou com Joachim Kuhn, Louis Sclavis, Carlo Actis Dato e a portuguesa Maria João.