De 4 a 12 Outubro, a Intercasa e o Lisboa Design Show regressam à FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. Dois eventos que marcam tendências do sector da decoração e importância do design nacional.

A Intercasa é actualmente o único evento de referência no sector da decoração de interiores e exteriores em Portugal, agregando as principais indústrias do mobiliário e marcas comerciais e afirmando-se como uma plataforma única para potenciar a network entre os clientes e potenciais parceiros, fornecedores e os media. Tem como cartão-de-visita o facto de ser um espaço privilegiado e com forte representatividade da indústria nacional, ao longo do qual são apresentadas as últimas novidades do sector e as tendências na área da decoração.

Integrado na Intercasa, o LxD - Lisboa Design Show começa no dia 8 de Outubro e prolonga-se até ao dia 12, sendo já considerado o maior evento nacional no panorama do design, com cerca de 300 designers envolvidos nas suas diferentes formas de expressão: produto/equipamento, moda e decoração interiores, passando pela inovação e criatividade nacional e internacional, que reúne os diferentes players do sector (marcas, indústria, designers e opinion makers).

Ocupando mais de 20 mil m2 de área exposicional, a 38ª edição da Intercasa em conjunto com a 5ª edição do LxD contam com a participação de 200 empresas a exporem os seus produtos e serviços, contando também com uma forte presença do Norte de Portugal, incluído associações empresariais desta região, que representam grande parte da produção nacional.

Este evento vem colocar o design no epicentro da discussão e marcar a agenda de todos os intervenientes nesta área fulcral para o desenvolvimento económico e cultural de uma sociedade moderna e esclarecida. Para esse efeito conta com um programa completo e variado de conferências, workshops, academias, oficinas e desfiles de moda. Neste âmbito destaque para o Trends LxD, desfile de moda para apresentação das colecções dos jovens designers, estilistas e marcas de moda, o Africa Fashion Day, onde o público vai conhecer um pouco mais da realidade actual da moda africana e a 4ª edição do Concurso de Design - Home Sweet Home by SIEMENS, cujo objectivo principal é promover o design como elemento diferenciador dos produtos e potenciar sinergias entre a capacidade criativa e a capacidade produtiva.

Inserido no LxD vai estar patente a Casa Ideal'14, projecto que pretende recriar uma casa real, empreitada que ficou a cargo de duas empresas com pergaminhos na área da construção civil, a Imprilar e a Growithewind, ambas da região de Coimbra.

Apresenta-se como um espaço premium que reúne conceituados designers de interiores e aquitectos com o objectivo de criar espaços de sonho. O tema proposto para a edição deste ano é: “Uma Casa Portuguesa... com certeza”, no qual se pretende desmistificar a ideia de que os produtos portugueses não são sinónimo de luxo, conforto e requinte.

A Casa Ideal 2014 será um espaço de excelência que conjugará o conceito de luxo à tradição e à contemporaneidade das peças de design português. Vai ser uma das principais atracções dos milhares de visitantes que não perdem, ano após ano, as novidades e propostas de decoração da equipa de profissionais. A coordenação deste projecto está a cargo de uma equipa multidisciplinar que engloba as várias vertentes do design: Lígia Rézio da MIDD Design, na área do design de interiores (mobiliário e decoração); Paulo Pereira da Saccus, na área do design de interiores (produto e artes plásticas) e Sandrina Francisco da Fashion Studio, na área do design de moda (styling).

Recorrendo a um dos recursos naturais com maior expressão na economia nacional e internacional, o designer Toni Grilo vai ‘vestir’ através da cortiça toda a área do Pavilhão 2 da FIL onde decorre o LxD (cenários dos stands, auditórios, lounge e outros espaços). A cortiça utilizada pelo designer para a cenografia do evento será fornecida pela Sofalca, uma empresa portuguesa que se dedica a produzir e a comercializar aglomerado negro de cortiça expandida, um produto 100% natural, composto unicamente por grão de cortiça.

O LxD conta com um variado e vasto espaço programa de eventos desde desfiles de moda, conferências, workshops, como o primeiro festival internacional da Península Ibérica de filmes documentais, ficcionais e experimentais sobre o tema da arquitectura, o África Fashion Day, um desfile com as criações de cinco designers africanos, destacando a influência que caracteriza e une o design, a cultura e a criatividade na moda daquele País africano.

Também a sustentabilidade tem lugar na criatividade e busca de soluções dos designers nacionais, através do “Ecodesign: Empreendedorismo amigo do Ambiente”, em que designers de diversas áreas apresentam trabalhos e projectos que aliam o empreendedorismo à sustentabilidade ecológica. Dentro deste tema será apresentada a primeira plataforma online dedicada a esta temática: Coração Verde.

O ano de 2014 marca o início do ‘Ano do Design Português’, iniciativa do Governo que visa valorizar o design português a nível nacional e a sua promoção no espaço internacional e nesse seguimento o Lisboa Design Show apresenta-se como o maior e mais relevante evento do calendário deste ano. O LxD pretende afirmar esta área como fulcral para o desenvolvimento económico e social do País.

Foto: TrabalhArtes/ Intercasa/ Lisboa Design Show 2013 - Anabela Loureiro