Lisboa vai passar a ter um espaço para o turismo de aventura e vivência de experiências radicais. O Rocódromo Vertigo é a maior infra-estrutura de escalada indoor em Portugal (400m2) e a sua inauguração vai ser assinalada nos dias 4 e 5 de Outubro com muitas festividades.
Lisboa foi durante largos anos a única capital europeia sem um rocódromo, isto é, sem um espaço indoor vocacionado para a escalada. O Vertigo, que vai abrir portas no próximo dia 4 de Outubro, vem colmatar esta lacuna. Durante os dois dias de inauguração, além de inúmeras actividades destinadas a escaladores e famílias, terá lugar uma conferência dos autores do projecto no dia 5 de Outubro às 17h00.
O projecto situa-se dentro de um grande armazém industrial, na frente ribeirinha de Lisboa, com vista para o rio Tejo e conta ainda com um café-esplanada e uma estrutura escalável projectada pela dupla de arquitectos João Quintela (Portugal) e Tim Simon (Alemanha) autores do pavilhão Kairos, na LX Factory.
O conceito arquitectónico nasce de um posicionamento crítico perante as estruturas industriais abandonadas nesta zona da cidade. Aposta na mais-valia arquitectónica foi um dos principais objectivos dos proprietários do Rocódromo, que juntamente com os autores do projecto garantem estar a trabalhar em possíveis acções para a cidade de Lisboa onde a Arquitectura e o Deporto possam dialogar.
Vertigo é uma start up constituída por Nuno Batista - 41 anos, aficcionado de escalada desde 2005 e médico de profissão -, e por Tiago Martins - 26 anos, licenciado em Relações Internacionais e monitor de escalada desde 2006. O projecto mereceu o financiamento da Invest+, uma linha de micro-crédito protocolada entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Caixa Geral de Depósitos, no âmbito do Programa de Apoio à Criação do Próprio Emprego (PACEPE).
Este é o primeiro e único rocódromo em Portugal construído pela Walltopia, empresa líder de mercado a nível mundial na construção de paredes de escalada. No nosso País há atletas com muito potencial mas sem possibilidades de disputarem os lugares cimeiros nas provas internacionais devido ao facto de não terem uma infra-estrutura de treino adequada. O Vertigo vem mudar esta realidade através da formação de novos atletas e pretende assumir-se simultaneamente como uma alternativa aos ginásios tradicionais, para aqueles que procuram novas formas de fazer desporto. É, também um espaço polivalente, vocacionado para toda a família e ideal para a organização de festas de aniversário ou para actividades de team building para empresas.
A escalada foi considerada, num ranking elaborado pela Forbes, a terceira actividade desportiva mais saudável do mundo, com benefícios comprovados na resistência muscular, flexibilidade, capacidade de concentração, disciplina e auto-estima. É um desporto que atrai cada vez mais praticantes em todo o Mundo e o Comité Olímpico Internacional analisa actualmente a sua inclusão enquanto modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de 2024.
Foto: Diana Quintela