Vai decorrer em Lagos, nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro, o XV Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico que visa reflectir, de forma integrada, sobre os problemas da reabilitação urbana, da salvaguarda do património e do risco sísmico.
A cidade algarvia de Lagos vai ser, assim, o centro da reflexão e debate sobre os desafios de gestão das cidades com centro histórico. Numa organização da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e da Câmara Municipal de Lagos, e envolvendo a empresa municipal Futurlagos, o encontro visa reflectir sobre os problemas da reabilitação urbana, da salvaguarda do património e do risco sísmico em centros históricos. Será dado ainda um particular destaque às questões que se prendem com o financiamento da reabilitação e com a necessidade de perspetivar uma gestão sustentada do património.
Durante o XV Encontro Nacional, responsáveis políticos, técnicos e especialistas em diferentes áreas partilham informação, conhecimento e experiências, e debatem políticas, estratégias e soluções técnicas e financeiras. Pretende-se, desta forma, contribuir para um enriquecimento mútuo e concertação de acções a nível nacional.
Além das sessões de trabalho, que decorrem no Centro Cultural de Lagos, o programa integra também visitas de estudo, com o objectivo de lançar o mote para várias discussões, através da análise de exemplos concretos. Contempla também exposições, mostra e venda de publicações, bem como a abertura oficial do período para apresentação das candidaturas ao Prémio Nacional de Arquitectura “Alexandre Herculano”.