Os monumentos, museus e palácios tutelados pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, tiveram um aumento de 177 mil visitantes no primeiro semestre de 2014, mais 8% do que no mesmo período do ano passado. No total, visitaram estes equipamentos cerca de 2,4 milhões de pessoas.

O Mosteiro dos Jerónimos é o monumento mais visitado, com 368 mil entradas, mais 10 mil que em 2013; segue-se a Torre de Belém e o Museu Nacional de Arte Antiga, com 242 mil e 143 mil visitantes, respetivamente. O Castelo de Guimarães foi o espaço mais visitado no primeiro semestre do ano, com 138 mil pessoas.

Na zona Centro do País, mais de 114 mil pessoas visitaram equipamentos culturais, um acréscimo de seis mil visitantes, face a 2013. O Museu de Aveiro, localizado no Convento de Jesus, foi o mais visitado, com mais de 21 mil entradas.

No Alentejo, houve um aumento de cerca de dois mil visitantes, face ao ano passado. No total, os equipamentos culturais foram visitados por mais de 41 mil pessoas, das quais cerca de 12 mil passaram pelo Museu de Évora. O maior crescimento registou-se na Casa de Burgos, também em Évora, que teve um aumento de 70% no número de visitantes.

No Algarve, o número total de entradas em equipamentos culturais aumentou mais de 11%, atingindo os 122 mil visitantes no primeiro semestre de 2014. A Fortaleza de Sagres foi o monumento mais visitado, com um aumento de 10 mil pessoas, em comparação com 2013. A Villa Romana de Milreu também teve um crescimento de cerca de 21%.

Foto: Mosteiro dos Jerónimos - Turismo de Lisboa