As Frozen Trees ou Árvores Congeladas foram projectadas pelo ateliê de arquitectos português LIKEarchitects. Estas vão ser as luzes de Natal que vão iluminar a antiga aldeia olímpica de Londres.

Uma série de 30 estruturas cilíndricas foram construídas a partir de suportes de sacos de plástico Ikea e possuem luzes de baixo consumo energético LED que estão ligadas a baterias de automóvel.

Recorde-se que a  instalação foi vista pela primeira vez na Praça do Rossio, em Lisboa, no Natal de 2011, tendo acabado por ser premiada dois anos depois na 5.ª Bienal Internacional de Minsk de jovens arquitectos, onde o LIKEarchitects recebeu o primeiro lugar na categoria de “Arquitectura Paisagista” ao nível da “concepção de cidade e arte monumental e escultura na arquitectura”.

Esta instalação vai estar patente ao público até ao dia 15 de Janeiro, em East Village que pertence ao bairro onde se encontram os edifícios que alojaram os atletas e delegações dos países participantes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012.

O ateliê LIKEarchitects surgiu em 2010, no Porto, e a equipa de arquitectos é constituída por Diogo Aguiar, João Jesus e Teresa Ott. Todos têm em comum a formação superior adquirida na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, em 2008. A Arquitectura, a Arte e as Instalações têm marcado a obra destes arquitectos, onde se desataca as intervenções “Constell.ation”, nos Jardins do Palácio de Belém, “Fountain Hacks”, criada para o evento Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012; ou a “Residência Artística” criada, em 2014, com o objectivo de reflectir sobre a habitação temporária e que se localizou na Avenida dos Aliados, no Porto.

A internacionalização tem marcado de igual modo, a carreira destes profissionais. A par das “Frozen Trees”, em Londres, ateliê LIKEarchitects foi também escolhido para iluminar um jardim da capital holandesa para o acontecimento Amsterdam Light Festival 2014.