Já são conhecidos os protótipos desenvolvidos pelos sete designers chineses que estiveram em residência criativa em Paredes, no último mês, no âmbito do Art on Chairs. As novas peças vão ser expostas em Pequim, em Setembro, numa iniciativa pretende criar peças comercializáveis na China pelas empresas de Paredes.

O desafio inicial era o de criarem e desenvolverem peças de mobiliário que pudessem ser produzidas por empresas de Paredes e vendidas para os segmentos 'young generation' e 'middle class' do mercado residencial chinês. Trata-se da primeira fase de um intercâmbio cultural que prevê um segundo período dos designers chineses em Paredes, já em junho deste ano.

O desenvolvimento destas peças envolveu cinco empresas de mobiliário de Paredes, que são unânimes a destacar o elevado interesse e potencial da iniciativa. As peças agora produzidas encontram-se expostas na Aldeia Agrícola – Incubadora para o Design de Mobiliário de Paredes até 17 de Maio, estando prevista uma segunda exposição em Setembro, em Pequim.

A Camila Móveis produziu a banqueta em cortiça “Life Impression”, do designer Chen Tian, e a cadeira “Zen” – uma plataforma para ioga –, da designer Hu Min. A Suideneto prototipou a cadeira “Change”, uma peça multifuncional do designer Jiang Xilong. A estante “Auge da sabedoria”, de Zao Jian, foi produzida pela Ronfe Classic e a cadeira “China Saudações”, de Yang XiaoZhong, é um protótipo da José Loureiro dos Santos. Os protótipos “+ emoção”, de Chen Zheng, e o móvel “Impressão sobre o Porto”, de Zhang Wei, foram prototipados pela empresa António Seabra Móveis.

No encerramento da residência criativa, e fiéis à tradição chinesa e ao gosto pela numerologia, os vários designers chineses resumiram de um a sete aquilo que conheceram no mês que passaram em Portugal. Um premiado Pritzker (Álvaro Siza Vieira), dois grupos de excelentes profissionais (professores universitários e empresários de Paredes), três universidades envolvidas no projecto, quatro master classes de docentes portugueses (Paulo Providencia,

Helena Barbosa, Francisco Providência e Rui Costa) e cinco cidades (Paredes, Porto, Guimarães, Braga e Lisboa). Conheceram ainda seis empresas portuguesas: além dos fabricantes de mobiliário de Paredes, visitaram a fábrica de têxteis Lameirinho, e que é patrocinadora dos apartamentos da Incubadora. Por fim, conheceram o resultado de todo o trabalho, que se traduz nas sete peças agora expostas.

Art on Chairs é um evento internacional que promove o design e a criatividade contemporânea enquanto vetores de inovação na indústria e desenvolvimento transversal. Traduz-se num programa de exposições,

concursos, residências, actividades educativas e itinerância internacional. Nesta que é a sua segunda edição, realiza-se em Paredes e Lisboa. A edição de estreia, em 2012, foi premiada pela Comissão Europeia, através dos RegioStars, atribuídos aos projectos regionais mais inovadores e inspiradores.