A Católica Porto, através do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), é a entidade responsável pela implementação da exposição “Rota das Catedrais. Sete Instâncias de Transcendência”. A exposição decorre em sete espaços do Norte do País.
Comissariado pelos investigadores Laura Castro e José Guilherme Abreu, o projecto decorre em sete espaços do Norte do País – Sés de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Lamego, Concatedral de Miranda do Douro e antiga Sé de Bragança –, apresentando obras de arte disruptivas que valorizam e dinamizam espaços sagrados.
Os investigadores da Católica Porto foram responsáveis pela selecção dos artistas e das obras. Os escultores Alberto Carneiro, Clara Menéres, Isaque Pinheiro, Zulmiro de Carvalho, o ceramista João Carqueijeiro e o pintor Avelino Sá são os autores das obras, que podem ser visitadas até ao final do mês de Agosto e entre as quais se destaca um suposto sinal de trânsito ou uma peça em bronze.
A exposição pretende que as obras sejam lidas como sinais que reorganizam os lugares que ocupam, que estabeleçam diálogos inesperados e que interpelem quem com elas se confronte, inscrevendo-se, por esta via, nas premissas da arte contemporânea.
Refira-se que a iniciativa pertence à Direcção Regional da Cultura do Norte, entidade que convidou a Escola das Artes/CITAR para implementar as etapas do projecto.
Foto: Isaque Pinheiro