Depois de profundas obras de reabilitação, o edifício do Teatro Nacional de São João (TNSJ) voltou a abrir portas aos visitantes nacionais e estrangeiros. Mas a nova temporada só começa em Setembro.
A programação do primeiro trimestre da nova temporada do TNSJ só é conhecida no início de Setembro, mas, até lá, este edifício histórico com uma arquitectura singular pode ser visitado.
Aliás, desde que reabriu portas já recebeu mais de 1.100 visitantes, sendo a maior procura internacional por parte dos franceses, espanhóis e brasileiros.
Em comunicado os responsáveis pelo TNSJ avançam que a obra do arquitecto Marques da Silva “pode continuar a ser apreciada na plenitude através das visitas guiadas em quatro línguas (português, inglês, francês e espanhol) que permitem conhecer os bastidores, bem como as histórias dos espaços e dos inúmeros artistas que já pisaram o palco emblemático da instituição”.
Recorde-se que o edifício do TNSJ, com mais de dois séculos de história, foi a primeira construção de raiz no Porto exclusivamente destinada à apresentação de espectáculos. Desde a sua inauguração, em 1798, passou por diferentes fases e superou um incêndio que haveria por destruir por completo a sua estrutura. No ano passado foram concluídas as obras de reabilitação e restauro da fachada, que foram co-financiadas em 85% por fundos comunitários. Este projecto resultou do apoio de um conjunto de entidades, entre as quais a Porto Vivo, SRU, a Comissão de Coordenação da Região Norte, a Câmara Municipal do Porto, a Secretaria de Estado da Cultura, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro.
Agora, de portas abertas, as visitas ao TNSJ decorrem de Terça-feira a Sábado, às 12,30 horas.
Fonte/Foto: CMP /Jorge Garcia