No ano em que se assinalam os 600 anos da conquista de Ceuta e da ligação à tradição das tripas e à cidade do Porto, a Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto realiza mais uma cerimónia de entronização de novos confrades e homenageia o seu patrono – o Infante D. Henrique - no dia 17 de Outubro, na Sala das Assembleias, no Palácio da Bolsa.
Actualmente com cerca de três centenas de confrades activos - entre os quais se destacam nomes como Rui Moreira, Jorge Nuno Pinto da Costa, Manuel Pizarro, Daniel Serrão, Belmiro de Azevedo, Rui Reininho, Valente de Oliveira, Almeida Santos, Rui Rio ou Rui Nabeiro - a Confraria recebe 22 novos confrades (destaque para nomes como Eduardo Souto Moura, Fernanda Pinto da Costa ou Mafalda Magalhães) numa cerimónia seguida de um cortejo até ao monumento do patrono e entrega de coroa de flores.
Fogo-de-artifício e um concerto junto ao monumento assinalam as celebrações no centro da Invicta.
Mais tarde, o jantar de gala decorre no Hotel Porto Palácio, onde a mais típica iguaria da cidade será servida a mais de duas centenas de participantes, com actuação de uma orquestra convidada e condecoração de alguns restaurantes que participaram activamente nas acções de promoção das tripas à moda do Porto ao longo do ano de 2015.
Recorde-se que a Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto foi criada em 2001 no seguimento da distinção do Porto como 'Capital Europeia da Cultura' e apresenta como objectivo principal a divulgação do prato típico que baptizou os portuenses como 'tripeiros'. Nessa linha, promove o valor gastronómico das Tripas à Moda do Porto, realçando o seu significado histórico, interesse popular, turístico, cultural e económico em acções direccionadas para diferentes momentos ao longo do ano.