O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping inaugura, no dia 15 de Novembro, uma exposição de pintura da autoria de Leonel Cunha, intitulada ‘Ressonância’.
Patente ao público de 16 de Novembro a 20 de Dezembro, esta exposição apresenta o mais recente trabalho realizado pelo artista, num total de 13 pinturas que irão estar dispostas nos dois pisos da Galeria: o piso superior terá em exposição cinco pinturas de grande formato e, o piso inferior, terá os restantes oito trabalhos que compõem a mostra.
Segundo Nuno Malheiro Sarmento, responsável pela Curadoria da Exposição, “podemos considerar que neste trabalho o artista apresenta o seu atelier como um palco, onde não só o vemos actuar, como também percebemos ser através desse espaço que o pintor se posiciona para o olhar o mundo ou reflectir sobre ele. Somos desde logo convocados ao desconforto/curiosidade de um voyeur, que sem ser visto ou percebido, desvenda a intimidade: de um contexto (o do surgimento da obra de arte); de uma prática (a prática da pintura); e de uma personalidade (a do artista)”.
Nesta mostra, os trabalhos de Leonel Cunha estabelecem uma tensão conceptual entre a verdade e a ficção, tanto na construção da pintura, como no próprio acto de pintar, conforme explica Nuno Malheiro Sarmento: “quando parece que a intenção do artista é a de descortinar a intimidade do seu atelier, explicando que não existe nada na pintura além do simples exercício de pintar, deparamo-nos a cada olhar com uma nova leitura de significado, que se multiplica através da possibilidade de conjugação dos elementos dispostos no espaço. Quando nos é sugerido estarmos diante de uma desarrumação ocasional de um local de trabalho, percebemos na composição das imagens e pela repetição de elementos, tratar-se afinal de um espaço cénico, onde toda a desarrumação não passa de uma premeditada afirmação formal, conceptual e compositiva”.
Com entrada gratuita no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no piso 0), a exposição “Ressonância” de Leonel Cunha pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 12h30m às 20h00, e aos fins-de-semana, das 12h30m às 22h00.
As exposições no Silo-Espaço Cultural inserem-se na Política de Arte Pública da Sonae Sierra, a qual se propõe fomentar a criação artística e respectiva apresentação às comunidades locais, reconhecendo que as mostras de Arte induzem efeitos positivos em quem as contempla e usufrui da sua presença.