A agenda de actividades para 2016 começa a ser preenchida logo no primeiro mês do ano, nos Parques e Monumentos de Sintra.

A tradição das visitas guiadas integradas no projecto ‘Parques de Sintra Acolhem Melhor’ continua em 2016 e logo no dia 16 de Janeiro realiza-se a visita guiada ‘Sentir o Património’, que vai permitir que visitantes cegos descubram o Parque de Monserrate através do tacto, audição, e olfato. No mesmo dia e no mesmo local, decorre a visita ‘Património em Gestos’, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, direccionada para visitantes surdos, e ainda a visita ‘Monserrate sem Barreiras’, direccionada para pessoas com mobilidade condicionada que poderão percorrer os jardins com autonomia através de um equipamento que quebra a barreira da inclinação e facilita a mobilidade de cadeiras de rodas manuais.

Também no dia 16 de Janeiro, decorre o passeio ‘Do Parque à Tapada’, oportunidade única para conhecer a diversidade de ecossistemas da Tapada de Monserrate (inserida no Parque Natural de Sintra – Cascais), e a floresta autóctone que caracteriza a Tapada Nacional de Mafra.

No dia 23 de Janeiro, os visitantes podem viajar ao tempo dos reis na ‘Viagem à Corte do Século XVIII’, a decorrer no Palácio Nacional de Queluz. Já o ‘Tesouro do Rei’ poderá ser encontrado a 31 de Janeiro no Palácio Nacional de Sintra.

Foto: PSML - Susana Morais