Inês Varela é consultora especialista em Paisagismo, Ambiente e Decoração, mas a sua paixão pela Natureza e o seu lado feminino levaram-na a criar a Natural Jewellery.
Trata-se de um conceito inovador em joalharia que consiste no desenvolvimento de uma técnica inovadora, específica, que permite a aplicação de plantas vivas. Seja num pendente, num anel ou pulseira, as plantas decorativas mantêm-se sempre vivas.
Na opinião da criadora, estas peças distinguem-se pelo “facto de trazermos connosco o nosso maior tesouro: a Natureza. E a Natureza é a jóia mais bela que existe”.
Chegar à fórmula ideal demorou seis meses, mas assim que o segredo foi descoberto foi um pulinho até à criação de jóias com aplicação de plantas vivas sobre metais tradicionais. Após o desenho da peça apenas demora cerca de uma hora a ser construída, mas para ser utilizada tem de se esperar pelo menos uma a duas semanas de forma a deixar a planta adaptar-se ao seu novo habitat.
Estas peças exigem, no entanto, alguns cuidados. As plantas devem ser regadas e aparadas, ainda que o tipo de planta utilizado, geralmente musgo, possa estar sem ser regado até três semanas. Não é também recomendável deixá-las numa caixa fechada ou junto a outros objectos uma vez que podem prejudicar a sua proteção vegetal. E devem apanhar alguma luz, ainda que as plantas utilizadas cresçam à sombra. Refira-se que estas jóias são vendidas em conjunto com um kit de produtos para a manutenção que é constituído por um “regador de bolso” em forma de spray e um pano para secar a parte de metal.
A marca Natural Jewellery já extravasou Portugal e já se encontra disponível em Espanha, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá e Emirados Árabes Unidos.
Foto: Facebook