Ao longo do mês de Agosto o Estação Viana Shopping torna-se palco da cultura, tradição e arte de Viana de Castelo e do Minho, no âmbito da iniciativa Pulsar Viana, que decorre de Julho a Outubro.

Neste sentido vão desenvolver-se diversas iniciativas e para começar nada melhor que as ilustrações de Dina Maciel Costa, que estarão patentes ao longo de todo o mês de Agosto, e que integram as épicas viagens dos pescadores da faina maior, até às garridas e pitorescas celebrações d’ Agonia. Dina Maciel Costa convida os visitantes dos centro a fazerem uma viagem que tem como ponto de partida a ribeira de Viana do Castelo e vai até alto mar que os nossos pescadores enfrentam com bravura em busca da vida nova. De volta a Viana do Castelo, a ilustradora pinta d’Agonia o encarnado dos sorrisos e dos trajes das mulheres, e a filigrana esculpida por dedos calejados e precisos, numa amostra perfeita das maiores riquezas culturais da região do Minho.

100% D´Arga é o projecto que se segue, de 15 a 31 de Agosto. Com o objectivo de recuperar e desenvolver as tradições da Serra d’Arga (Alto Minho), este é um projecto de curadoria da responsabilidade da artista Luísa Manso, que nasceu em 2013, acerca de produtos portugueses produzidos localmente em espaços rurais, começando pela área dos têxteis, e outros crafts. Integra esta iniciativa a artista italiana Serena Barbieri, que terá ao seu encargo o desenvolvimento de uma instalação confeccionada a partir da tecelagem com fios de algodão, que estará patente na Praça Central do Centro, no Piso 1.

O mês de Agosto não culmina com o encerrar da iniciativa, que se prolonga até Outubro. Setembro inicia da melhor forma, com a Exposição de Pintura e Ilustração ‘Vidas do Norte’, da autoria de Eduarda Novo, natural de Viana do Castelo, que ficará patente no Estação Viana durante todo o mês.

Ilustração: Dina Maciel Costa