A exposição “Urban Sketchers” está patente no edifício-sede do Turismo de Portugal até ao final de Janeiro. Ao todo são trinta diários gráficos que constituem o conjunto de objectos desta exposição dedicada ao urban sketching de viagens.

Esta iniciativa dá a conhecer a prática do registo gráfico de viagens e experiências visando sensibilizar para o seu potencial diferenciador, quando integrada em contexto turístico – estando para tal dividida em seis secções distintas que documentam a variedade da produção pictórica dos Urban Sketchers Portugal pelo país.

O urban sketching é a prática de desenhar em diários as vivências do quotidiano, especialmente as relacionadas com as viagens. O acto de desenhar in situ permite experienciar um local de forma mais completa, registando mais intensamente na memória imagens, cheiros e interacções.

 

Os Urban Sketchers Portugal são o ramo nacional de uma organização nascida nos Estados Unidos da América, em 2007, constituída por autores que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem e os sítios por onde viajam.