Até ao dia 20 de Novembro, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça recebe a VIII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais. Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência.

Alcobaça tem, na Doçaria Conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça com mais de oito séculos de ocupação na região. Permanecem até aos dias de hoje as famosas cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas-de-ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras delícias de tradição conventual.

Em pleno Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, eleito pela UNESCO Património da Humanidade e uma das Sete Maravilhas de Portugal, poderá degustar o melhor receituário conventual de mais de trinta participantes nacionais e internacionais.
Durante quatro dias o Mosteiro de Alcobaça acolhe mais de 30 participantes nacionais e internacionais, com a presença confirmada do Mosteiro de Sta. Maria do Sobrado (Espanha), Abadia de Fécamp (França) e Abadia de Herkenrode (Bélgica).

A mostra volta a contar com a presença das únicas Monjas da Ordem de Cister actualmente em Portugal e terá, pela primeira vez, a presença da Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo, representada pelo Mosteiro do Carmelo do Porto, que trará as suas compotas com chocolate e as rosáceas de Bande. 

O Mosteiro de Alcobaça volta a ser palco deste prestigiante evento que, neste últimos 18 anos, colocou Alcobaça na rota dos grandes eventos internacionais e na rota da melhor Doçaria Conventual.