O Fórum do Património 2017 vai decorrer no dia 10 de Abril de 2017, em Lisboa. Este evento é essencialmente destinado às ONG que se dedicam à salvaguarda do Património Cultural Construído (PCC) mas também está aberto a todos os interessados na nossa herança cultural comum.
Este evento está organizado para que se possa encontrar um espaço de amplo debate, centrado em quatro áreas temáticas principais, que reflectem as principais questões que hoje se enfrenta quando se fala e intervém em PCC.
O ‘Fórum do Património 2017’ vai ser apresentado oficialmente no dia 23 de Janeiro, pelas 15h30, no Centro Nacional de Cultura1. A apresentação do Fórum estará a cargo de Maria Calado, presidente da Direcção do CNC, e de Maria Ramalho, presidente do Conselho de Administração do ICOMOS Portugal.
O momento servirá para apresentar o Programa Preliminar do Fórum, bem como os seus objectivos, principais oradores, entre outras informações.
O ‘Fórum do Património 2017’ realizar-se-á no dia 10 de Abril, sendo convocadas todas as ONG com actividade no âmbito do Património Cultural Construído (PCC) para, em conjunto, debater o seu posicionamento face à influência crescente de grupos de interesse organizados sectoriais e coordenar as suas estratégias com vista à salvaguarda do património cultural enquanto referência identitária e memória colectiva, em particular na sua vertente construída: grandes monumentos históricos, casas antigas senhoriais, património rural e industrial, aldeias tradicionais, bairros e centros históricos e paisagens culturais.
Serão também convidada entidades observadoras, universidades, ordens e associações profissionais, organismos públicos, entre outras.