Quando se fala em semanas gastronómicas já são muitos os que imediatamente pensam no Hotel Tryp Lisboa Oriente, no Parques das Nações, em Lisboa. Para este mês a escolha recaiu sobre a Madeira. Os pratos são de ‘fazer crescer água na boca’ mas ainda pode deliciar-se até dia 3 de Março.
Esta semana gastronómica insere-se no âmbito da iniciativa “10 dias, 10 pratos a 10 euros”. Maria da Paz Moura, coordenadora de MICE do hotel, explicou à Magazine Imobiliário que estas semanas temáticas já existem há três anos e desde então têm sido muito procuradas, ao ponto terem dias completamente reservados antecipadamente. O perfil dos seus clientes varia um pouco consoante a temática em questão, se os jovens preferem a Semana dos Hambúrgueres, já as pessoas com mais idade não faltam à Semana da Feijoada, entre outras. Para o próximo mês estará em destaque a comida macaense mas os pratos e a dinâmica do evento não foi ainda revelada.
Maria da Paz Moura explica-nos que, habitualmente, o Bistrô & Tapas recebe clientes do próprio hotel, turistas e pessoas provenientes dos escritórios do Parque das Nações, mas nos dias que levam a cabo as designadas Semanas Gastronómicas o target torna-se muito diversificado pois é pelos aromas e sabores que as pessoas se deslocam propositadamente a este espaço de restauração da capital.
Para os apreciadores ou desconhecedores da comida madeirense, o Restaurante Bistrô &Tapas tem, até ao dia 3 de Março, a decorrer a Semana Gastronómica da Madeira, um evento onde é possível degustar os pratos típicos desta maravilhosa ilha do Atlântico.
Para entrada não falta o tradicional bolo do caco com manteiga de alho. Depois, escolher o prato principal pode não ser uma tarefa fácil, já que entre as opções há o filete de espada preto com banana frita (uma combinação de sabores improvável mas que resulta na perfeição), o puré de batata-doce e molho de maracujá (onde o fruto se destaca claramente), o atum com molho vilão, o arroz de segurelha e legumes da época, o polvo de cebolada com batatas cozidas e legumes, a cavala de escabeche com milho frito e salada, a caldeira e seu caldinho; a carne de porco em vinha de alhos com arroz branco, o lombo de porco assado com alecrim, a espetada de vazia de novilho com milho frito e batatas fritas, a carne de vaca assada no forno, vinho madeira e batatinhas e picado de carne com batatinhas fritas. Para a sobremesa, o Bistrô & Tapas sugere bolo de mel da casa com gelado de baunilha, mal-assadas ou pudim de maracujá (uma delícia).
Junta-se ainda uma pitada de simpatia do staff ao ambiente agradável do hotel, e a promessa de uma refeição tradicional madeirense memorável concretiza-se.