Inaugurada na Primavera de 2012, esta unidade de turismo rural, em Juromenha, no concelho do Alandroal, foi erguida junto ao rio Guadiana, num ambiente idílico de paz integrado na Natureza envolvente do Norte alentejano, na região banhada pelo Alqueva.

Com Olivença em frente e o Guadiana aos pés, as Casas de Juromenha são um espaço de turismo rural alentejano, adequado para o turismo familiar. As Casas de Juromenha encontram-se inseridas numa pequena herdade que inclui um olival limítrofe às margens do Guadiana e surgiram da recuperação de uma edificação já existente.

O projecto de recuperação e edificação tem a assinatura do arquitecto João Pedro Sousa Coelho. Ao todo este empreendimento turístico possui seis casas de campo independentes, decoradas com a simplicidade do ambiente rural, combinado com conforto e modernidade; casas equipadas com AC, lareira, cozinha, televisão e internet wireless; piscina com vista para o rio Guadiana; e bar de apoio para refeições ligeiras.

As Casas de Juromenha oferecem ainda programas especialmente organizados em função da época do ano e das festividades locais ou, simplesmente, a pedido dos hóspedes. Entre os diversos programas, os mais requisitados são “jantar a Olivença”, com partida de barco até ao outro lado do rio e shuttle até à cidade, passeios de kayak e observações noturnas, passeando no céu.

Através de uma parceria com a Wadnature, o empreendimento proporciona várias actividades aos hóspedes, nomeadamente actividades náuticas, como descidas de kayak, cursos de open bic e de windsurf; passeios de fauna e flora; demonstrações de falcoaria; passeios de interesse histórico; e observações das estrelas, numa actividade justamente chamada de passeio pelo céu. Para os ainda mais relutantes, a piscina garante horas de puro lazer…

Existem ainda vários pontos de interesse nas proximidades, em Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Elvas e Olivença, sem esquecer a própria localidade de Juromenha, de cujo ancestral castelo se avista terras de cá e de lá, Olivença e o rio Guadiana a transformar-se no Grande Lago do Alqueva.