A exposição ‘Lausperene’, da autoria do fotógrafo minhoto Adalberto, está patente no Braga Parque e conta com a presença de várias entidades relevantes da cidade.

‘Lausperene’ são as comemorações vincadamente bracarenses que dão o mote e o nome à exposição fotográfica que retrata a exibição do Santíssimo Sacramento pelas Igrejas de Braga, durante o período quaresmal até à Páscoa.

Da autoria do fotógrafo minhoto Adalberto, e com textos de Rui Ferreira, uma selecção das fotografias de grande formato que compõem a mostra que foi inaugurada no dia 3 de Abril, no Braga Parque.

O Lausperene Quaresmal de Braga realiza-se durante a Quaresma: durante dois dias ao longo deste período, 23 igrejas de Braga recebem este culto que transcende o interior dos templos, ricamente adornados com flores, castiçais e cortinas de cor púrpura, uma imagem de marca destas celebrações. Toda a cidade se embeleza nesta altura do ano, caracterizada por um grande aglomerado de pessoas a circular na rua, pelos típicos mantos de adoração, em que o púrpura salta mais uma vez à vista, e pelas ‘rebuçadeiras’, que vendem os típicos rebuçados do Senhor, embrulhados em papéis multicolores.

“Este trabalho revela uma perspectiva pessoal sobre um culto que é intrínseco à cidade de Braga e aos seus habitantes. Através de um retrato fiel e intimista das igrejas que recebem este rito, esta mostra capta momentos de grande devoção, ilustrativos de uma das mais históricas e culturalmente ricas celebrações do País”, refere o autor Adalberto.

Os principais responsáveis por esta e outras iniciativas da ‘Semana Santa’ são o presidente do Cabido da Sé de Braga e representante da Comissão da Semana Santa, cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, responsável de Marketing do Braga Parque, Ana Rodrigues, o fotógrafo Adalberto e a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias (na foto, da esquerda para a direita).