Depois de 17 anos a viver em Zanzibar, Vivide Mantero escolheu Cascais para se instalar e dar a conhecer aos portugueses os seus trabalhos que partilham vários aspectos da cultura local de Zanzibar.

O Zawadi Studio é um projecto original de arte e decoração que teve a sua génese em Zanzibar, uma ilha mágica no Oceano Índico, levado a cabo por duas artistas italianas Vivide Mantero e Marina Zanutto.

Zawadi significa ‘dádiva’ em swahili e cada objecto da marca é pensado como sendo um presente, um tributo a Zanzibar e a toda a margem leste-africana. Os móveis, acessórios de casa, objectos de design, joalharia e acessórios by Zawadi Studio são únicos e feitos rigorosamente à mão. Os materiais, maioritariamente madeira e metal, vêm directamente de Zanzibar e são modificados e reinventados em peças totalmente novas e criações artísticas.

“Depois de 17 anos em Zanzibar, fiquei totalmente apaixonada por Cascais e decidi que é aqui que quero dar continuidade ao Zawadi Studio. A proximidade do mar, as cores, a tranquilidade que aqui se vive, remetem muito para o meu dia-a-dia em Zanzibar. Espero que os portugueses apreciem o trabalho tanto quanto eu estou a gostar do país”, afirma Vivide Mantero.

Cada objecto by Zawadi Studio não só é único e irrepetível, como também representa um renascimento, do que já foi e é agora graças a este trabalho de re-interpretação e adaptação.

A ligação artística e profissional entre Vivide Mantero e Marina Zanutto é sólida, cimentada pela partilha de ideias, valores e admiração pelos materiais de Zanzibar, bem como um profundo respeito pela população local.

Vivide Mantero nasceu em Milão e é uma reconhecida fotógrafa especializada em retratos e moda. No seu livro ‘Cosa farai da grande?’ coleccionou imagens de personalidades italianas da esfera cultural e da moda. Mudou-se para Zanzibar onde, a par do percurso fotográfico, se tornou escultora.

Utiliza sobretudo o ferro nos seus objectos porque é um material que “à primeira vista é tão frio e rígido, no entanto tão incrivelmente maleável e cheio de vida”. Após 17 anos, Vivide mudou-se de Zanzibar para Cascais.

Marina Zanutto nasceu em Génova e desde criança aprendeu com o pai o amor pelo trabalho artesanal e a importância dos diferentes materiais. Nos estaleiros navais da cidade – onde trabalhou durante alguns anos – descobriu como até os mais simples materiais como a madeira e fibra de vidro podem ser transformados em barcos à vela.

Em 2000 mudou-se para Zanzibar onde o handmade adquiriu uma nova dimensão e abriu novos horizontes em termos de criatividade, tanto a projectar e decorar a sua casa como a desenvolver criações únicas no seu atelier. Em discurso directo, Marina comenta que “Zanzibar é uma verdadeira ilha do tesouro na minha procura constante de antigas e fascinantes peças”.