A Quinta de Lemos aderiu à Festa das Vindimas, promovida pelo município de Viseu, entre os dias 21 e 24 de Setembro. Esta iniciativa conta com a participação de treze quintas, sendo que a exposição do Museu Etnográfico de Passos de Silgueiros e a vindima nocturna são algumas das actividades que estão no programa.

No dia 22 será possível observar a vindima nocturna, a partir das 23h00, e no dia 23 estará presente na Quinta de Lemos a cantora Isabel Silvestre, que depois actuará, pelas 21h00, no Mercado 2 de Maio, em Viseu.

Na adega estará também patente, nestes dias, a exposição ‘Vinha e vinho, instrumental da tradição’, uma selecção feita a partir de colecções do Museu Etnográfico de Passos de Silgueiros. Nesta exposição pode-se encontrar peças da tradição popular portuguesa ligadas à produção de vinho, como a espingarda da vinha ou a cabaça.

O Museu de Silgueiros, inaugurado em 1978, dedica-se ao estudo e divulgação da Etnografia. O seu acervo é riquíssimo, qualitativa e quantitativamente. Guarda e estuda memórias do seu povo, que divulga através dos meios ao seu alcance junto de estudiosos e do público em geral. Tem várias colecções, particularmente referentes à história de Viseu, com peças conservadas de acordo com as regras da museologia.