A 7 de Dezembro, às 21h30, a Orquestra do Norte vai estar no palco do auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para um concerto sob o tema ‘Do Classicismo ao Romantismo’, organizado pela AAON – Associação de Amigos da Orquestra do Norte e pela LGSP Events by Lufthansa LGSP. Este concerto assinala o 25º aniversário da Orquestra do Norte, celebrando o encontro da arte musical com outros saberes.

“Neste concerto, também se encontrarão muitos melómanos que, com empenho e fidelidade, têm acompanhado o projecto singular que a Orquestra do Norte vem corporizando ao longo dos anos, cientes de que participam, desta forma, numa realização humana e culturalmente elevada”, realça o maestro José Ferreira Lobo, o fundador e a alma da Orquestra do Norte.

“Este concerto marca também a ligação entre a Academia e a cidade, mediada pela música operática, género que as Universidades vêm promovendo dentro e fora de portas, a partir da experiência profissional e artística decorrente do trabalho realizado ao longo de quase três décadas por todo o País e no estrangeiro. Aqui iniciamos mais um roteiro, onde se deseja encurtar não só a distância entre o conhecimento e a cultura, mas também entre a Universidade e os cidadãos".

“A música é uma verdadeira ponte entre as pessoas”, refere Paulo Geisler, administrador executivo da Lufthansa LGSP, “a nossa colaboração com a Orquestra do Norte que tem mais de uma década, já levou ópera e inúmeros concertos de música clássica a diversas localidades do País”.

Além dos músicos da Orquestra do Norte, estarão em palco o baixo Teyfik Rodos e o narrador Henrique Silveira. A direcção estará a cargo do maestro Regim Gökmen.

Do programa constam as obras: Mozart - D.Giovanni – Abertura, Mozart - Aria ‘Aspri rimorsi atroci’ K. 432 (421a), Beethoven - Coreolano – Abertura, Mozart - Aria “Mentre ti lascio, oh figlia” K. 513, Weber – Freischütz – Abertura, Mozart - Aria ‘Un bacio di mano’ K. 541 e Mozart - Aria ‘Per questa bella mano’ K. 612.

Paralelamente, vai estar em exposição uma parte do trabalho desenvolvido pela equipa de guarda-roupa no âmbito do projecto ‘Ópera no Património’ para os espectáculos ‘Visitação à Carmen’, ‘O Barbeiro de Sevilha’ e ‘Visitação à Ópera de Mozart’.

O design de figurinos proposto e materializado foi inspirado nas características já tão conhecidas dos personagens e respectivas épocas.

Através de conjugações de cor, padrões, texturas, materiais e formas chega-se ao figurino, forte elemento de unificação entre as diferentes linguagens, que ajuda não só o intérprete a reforçar a sua personagem e as suas características mas também o público a entender a época, a situação política e económica, extrato social, estações do ano e por vezes estados de alma.

É importante expor estas personagens de novo, num contexto e perspectiva diferentes alcançando outros olhares e interpretações e dando-lhes assim nova vida.