A Muratto, marca portuguesa dedicada à criação de produtos de decoração de cortiça, abriu o primeiro open space, na cidade do Porto.
O espaço, elegante e confortável, é também o primeiro showroom oficial da marca - que tem já um percurso internacional notável e está presente em mais de 35 países -, e onde é possível encontrar uma exposição permanente dos produtos e novas criações, bem como uma biblioteca única de produtos parceiros.
De acordo com Vasco Barros, empresário ligado durante vários anos ao grupo Amorim, a ideia surgiu da necessidade de ter um espaço de exposição, e, simultaneamente, um local, com boas condições, onde possa receber os clientes, fornecedores, ou simples visitantes, permitindo, ainda, a organização de eventos, como exposições ou outras iniciativas.
Nas suas palavras, a saída da Corticeira Amorim, em 2014, deveu-se à necessidade de criar produtos que fossem reconhecidos pelo “design, conforto e pelas características naturais, começando pela cortiça por ser um material que reúne todas estas condições”.
Um projecto que esteve dois anos em fase de estudo dos materiais e para a criação dos protótipos, que passou também pela colaboração com a Universidade do Minho.
A aposta no mercado internacional foi desde logo um dado adquirido, conta Vasco Barros. “O impacto foi muito grande porque havia pouco material de decoração para paredes”. Acrescenta, “já lançamos três colecções novas e, nesta altura, estamos a criar produtos para os tectos também”.
Presente em mercados como EUA, Rússia, Reino Unido, a Muratto tem investido em alguns mercados, tanto na presença em feiras do sector, como na criação de equipas de vendas. A componente de criação é feita através do recurso a designers conceituados.
As soluções de decoração da marca receberam já várias distinções e prémios nas feiras onde esteve presente, o que permite que os materiais cheguem a cada vez mais mercados.
Muito utilizado em escritórios, lojas e hotéis, os materiais de decoração da Muratto encontram-se em alguns dos edifícios da Google ou da Starbucks, entre outras marcas conhecidas.
De acordo com Vasco Barros, o objectivo é, a partir de agora, também dar a conhecer os produtos da Muratto no mercado nacional e, por isso, tem já acordo com um distribuidor em Portugal.
O Muratto Open Space Porto quer ser um “espaço um espaço onde se pode trabalhar, tomar um café ou comer um snack, aumentar o teu networking, reservar a sala de reuniões, organizar ou participar de vários eventos, ou simplesmente inspirares-te”, destaca o responsável. Para conseguir ter acesso a este espaço basta para tanto candidatar-se a membro, numa primeira fase de forma gratuita, mas que o responsável admite poder prolongar-se por mais tempo, tendo em conta que o objectivo é criar um espaço de visita e divulgação da marca.
Texto: Elisabete Soares / Vida Económica – Imobiliário