Entre 1.700 projectos de todo o mundo, quatro projectos inovadores de jovens portugueses foram selecionados para a segunda etapa do Concurso Electrolux Design Lab 2014 e estão na corrida para ganhar esta competição.

O tema para 2014 é a Criação de Casas Saudáveis ​​com três áreas de foco: Prazer de Cozinhar, Cuidado da Roupa e Purificação do Ar. Rita Moreira, Inês Vieira, Hugo Silva e Gijsbert Coenen são os quatro alunos da ESAD – Escola Superior de Artes e Design, que viram os seus projectos chegar ao Top 100.

O projecto de Rita Moreira é o “Little Helper”. Inserido na categoria “Prazer de Cozinhar”, trata-se de um dispositivo que promete ajudar os consumidores a ter um estilo de vida mais saudável e consumir produtos mais frescos e nutritivos no dia-a-dia. É uma espécie de almanaque do futuro, que combina uma aplicação virtual para smart phones com um dispositivo externo que controla o processo de crescimento dos vegetais.

Inês Vieira desenvolveu o Volm, um dispositivo anti humidade que promete trazer mais conforto e contribuir para a preservação da casa e da saúde. O Volm purifica o ar, reduzindo a humidade e tem a capacidade de armazenar a água retirada da parede, que fica dentro de uma bolsa biodegradável e que depois pode ser facilmente removida e deitada fora, sem prejudicar o ambiente.

Köper, o Cabide Inteligente, é o projecto de Hugo Silva. É ideal para pessoas que viajam com frequência e é completamente autónomo. Detecta mais odores, sujidade e limpa e refresca a roupa deixando-a com um agradável aroma a hortelã. O processo envolve níveis muito reduzidos de produtos químicos e consome muito pouca energia.

Gijsbert Coenen, um jovem belga que está a estudar em Portugal, desenvolveu o projecto Shoals e criou um purificador de ar em formato de cardume (daí o nome Shoals). Tal como os peixes, que trabalham em sintonia com outros elementos da natureza, também este purificador estará alinhado com as necessidades dos consumidores, disponibilizando-lhes ar com melhor qualidade.

O director de Design, Thomas Johansson, comenta os projectos apresentados: “Estamos muito felizes em partilhar mais de uma centena de ideias inovadoras para a criação de Casas Saudáveis ​​com uma audiência global. É muito bom ver o talento de 43 países de todo o mundo empenhados em desenvolver tantas perspectivas diferentes sobre como pode ser melhor o futuro em família. Este ano, as ideias das áreas de Prazer de Cozinhar, Cuidado da Roupa e Purificação do Ar apresentam um mundo de possibilidades para apoiar os consumidores num estilo de vida saudável e sustentável”.

Refira-se que os melhores projectos vão ser escolhidos por especialistas da Electrolux e pelo público e passam para a próxima fase deste concurso de design – que é o Top 70 - competindo para ganhar o prémio principal de 5.000 euros e um estágio remunerado de seis meses num centro global de design da Electrolux. Os 100 melhores projectos de 43 países estão agora disponíveis para consulta e votação no site do concurso da Electrolux Design Lab, até dia 16 de Maio.