Manuel Joaquim Reis Campos foi reeleito presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), para o triénio de 2014-2016. O responsável, numa tónica marcadamente positiva, destacou que “agora é tempo de encarar o futuro com confiança”.
Os órgãos sociais eleitos da AICCOPN tomaram posse ontem numa cerimónia realizada na sede da associação, no Porto. Na nova direcção destacam-se ainda os nomes dos empresários Joaquim Ferreira dos Santos, António de Sá Machado, Carlos Alberto Couto e António Cavaco.
A sessão pública marcou o início de um novo triénio na direcção da AICCOPN, num momento em que, após 12 anos consecutivos de crise, surgem os primeiros sinais positivos para esta actividade essencial para o crescimento e o emprego.
Reis Campos, numa intervenção marcadamente mais optimista, destacou o “tempo de oportunidades e desafios”, que se apresentam actualmente ao sector. Entre eles “os 2,7 mil milhões do QREN que se encontram por executar até 2015, que não podem ser desperdiçados”; “a captação de investimento para o nosso imobiliário, por via do turismo residencial”, sendo certo que “Portugal é um destino de excelência para turistas e investidores estrangeiros”; “a Reabilitação Urbana que é perspectivada como um instrumento orientador para toda a economia”.
Reis Campos salientou, ainda, o facto de primeiros indicadores relativos ao primeiro trimestre de 2014 confirmarem as expectativas positivas. “As promoções de obras públicas cresceram; o volume de crédito à habitação concedido aumentou; a carteira de encomendas na reabilitação consolidou-se”, entre outros aspectos marcadamente optimistas para o sector.
A cerimónia, que contou com a presença e dezenas de associados e personalidades ligadas ao sector, foi ainda palco da apresentação do livro “Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas – 120 Anos de História, Acção e Memória”, uma obra que, segundo o presidente reeleito da AICCOPN, Reis Campos, pretende homenagear toda uma classe de industriais, cujo espírito empreendedor e de perseverança são um modelo para toda a sociedade.