A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) vai realizar, no próximo dia 4 de Julho, no Auditório da AICCOPN, no Porto, a Conferência “A Reabilitação Urbana em Portugal – Presente e Futuro”. No evento vai ser apresentado um estudo sobre o mercado da reabilitação urbana.
Este evento contará, na abertura, com a presença do ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia e do secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, bem como de um painel de reconhecidos especialistas.
A iniciativa prevê a apresentação de um estudo prospectivo desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que contempla uma análise exaustiva ao mercado da reabilitação urbana, seguindo-se um debate alargado sobre esta temática que é considerada essencial para uma estratégia de crescimento sustentado do País.
O estudo, que faz uma análise detalhada e actualizada ao desenvolvimento demográfico (número de famílias) e ao estado e evolução do parque habitacional, permite a construção de um inovador “Índice Compósito de Carências Qualitativas”, trança o mapa dos municípios onde as necessidades são mais agudas e mostra que são necessários mais apoios e instrumentos de dinamização do mercado. A análise de dados permite identificar modelos de intervenção orientados para problemas que se manifestam localmente, mas exigem uma estreita articulação com políticas de âmbito nacional.
Este enquadramento servirá de “pano de fundo” para lançar, a nível nacional, um debate que se pretende inclusivo e agregador, com a intervenção de toda a sociedade, sobre o quadro legal, as linhas orientadoras das políticas públicas, as medidas para combater a crescente degradação do parque habitacional e fenómenos como a deterioração e as carências de habitação, os incentivos à reabilitação e o próximo quadro comunitário de apoio.
Foto: Anabela Loureiro