O presidente da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) e também presidente da Direcção da AECOPS, Ricardo Pedrosa Gomes, foi eleito vice-presidente da Federação Europeia da Indústria da Construção (FIEC) para os próximos dois anos.

Esta é a segunda vez que este responsável ocupa um lugar na direcção desta federação que representa os interesses das empresas de construção europeias, tendo desempenhado anteriormente o mesmo cargo no biénio 2010-2012.

Ricardo Pedrosa Gomes foi eleito durante a Assembleia Geral da FIEC, que se realizou no passado dia 26 de Junho, em Berlim, ocasião em que foram ainda eleitos o presidente da Federação europeia, Johan Willemen, e os restantes membros da direcção da FIEC, para o período 2014-2016.

Johan Willemen, empresário belga da construção, sucede ao alemãoThomas Schleicher, que chegou ao fim do mandato. Tal como o seu antecessor, Willemen é engenheiro civil de formação e CEO de uma empresa familiar. De igual modo, há já algum tempo que representava os interesses da indústria da construção em questões estratégicas, tanto a nível nacional, como a nível da União Europeia, como presidente da “Confederação da Construção” belga e, desde 2012, como vice-presidente da FIEC e presidente da Comissão Social.

Além do presidente da FEPICOP, em representação do grupo constituído por Portugal, Malta e Irlanda, a direcção da FIEC passa a ser constituída também pelos seguintes vice-presidentes: Frank Dupré (Alemanha); Jean-Louis Marchand (França); Duccio Astaldi, em representação dos EIC - European International Contractors; Paolo Astaldi (Itália); Kjetil Tonning (grupo Dinamarca, Estónia, Finlândia, Lituânia, Noruega e Suécia); Guillermo Aparicio (Espanha); Maxime Verhagen (grupo Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos); Alexander Pongratz (grupo Áustria, República Checa, Hungria, Suissa, Eslovénia e Eslováquia); Emre Aykar (Turquia); e Michail Daktylidis (grupo Chipre, Grécia, Bulgária e Roménia).