A reabilitação urbana apresentou uma evolução positiva no nível de actividade, carteira de encomendas e licenciamento, segundo o inquérito da AICCOPN. O investimento estrangeiro e o programa Gold Visa foram os principais dinamizadores do mercado.
O Inquérito à Reabilitação Urbana realizado pela AICCOPN às empresas, no mês Julho, revela uma tendência de forte subida do nível de actividade das empresas a operar neste segmento de mercado, com o índice a registar um aumento de 35%, face ao mês anterior.
Ainda de acordo com a opinião dos empresários inquiridos, regista-se uma melhoria da carteira de encomendas, com o respectivo indicador a subir 7,5%.
Esta melhoria global é acompanhada por um investimento crescente por parte de investidores estrangeiros, tendo-se registado, até ao final do mês de Julho, um total de 749 milhões de euros aplicados em imobiliário nacional, por via do regime dos vistos gold.
Por sua vez, no mês de Junho, as licenças emitidas para obras de reabilitação registam um aumento de 12,3%, em termos homólogos, decorrente de um aumento de 1,3% das licenças emitidas para a reabilitação de edifícios habitacionais e de 23,4% nos edifícios não residenciais.
Foto: Anabela Loureiro