O Barómetro das Obras Públicas realizado pela AICCOPN, relativo ao mês de Setembro, revela que os concursos de obras públicas tiveram uma variação negativa de 14% em Agosto e os ajustes directos caíram 30% em valor e 22% em número. Ainda assim, os contratos celebrados no âmbito dos concursos públicos registam uma subida de 27%.

Segundo a AICCOPN, nos primeiros oito meses do ano, foram promovidos 1.292 concursos de empreitadas de obras públicas, num total de 1.112 milhões de euros, valores que traduzem, face ao período homólogo do ano anterior, uma quebra de 14% no montante total promovido.

Esta variação negativa representa uma inversão significativa face à tendência de crescimento que se tem vindo a verificar nas promoções de concursos de obras públicos, desde o início de 2013.

O volume total de contratos celebrados até final de Agosto, registados no Observatório das Obras Públicas, foi de 1,01 mil milhões de euros, mais 6% face ao período homólogo do ano anterior.

Este montante engloba 211 milhões de euros celebrados no âmbito de ajustes directos, os quais verificam uma redução de 30% em valor e 22% em número, em termos homólogos.

No que diz respeito aos contratos celebrados ao abrigo de concursos públicos, regista-se uma variação positiva de 27%, para um total de 772 milhões de euros, a qual resulta, em grande medida, da celebração de 99,7 milhões de euros em contratos de conservação corrente, adjudicados pela Estradas de Portugal SA, relativos ao período 2013-2016, os quais dizem respeito a obras que se irão desenvolver até ao final de 2016. Ainda a influenciar de forma positiva esta variação, destacam-se os 146 milhões de euros celebrados no âmbito dos três concursos públicos destinados a concluir o Túnel do Marão.

Foto: Anabela Loureiro