Uma inovadora estrutura de betão acabou de vencer o “Prémio Empreendedores 2014” promovido pela Fundação Everis. O projecto Holedeck é uma super estrutura de betão cuja tecnologia prima pela sustentabilidade. Entre os finalistas esteve o projecto português RoPlaVac.
A estrutura da Holedeck baseia-se numa tecnologia de lajes aligeiradas que favorece a construção ecológica e permite a redução, até 50%, do uso do cimento relativamente a uma solução convencional.
Esta foi a 13ª edição dos prémios empreendedores da Fundação Everis, cujo principal objectivo é a realização, promoção e fomento, em todos os seus níveis e graus da educação, ensino, formação, investigação e reciclagem profissional, na área das tecnologias da informação e das empresas, e está presente em Portugal desde 2011.
Entre os finalistas esteve um projecto português, o RoPlaVac, uma estratégia de vacinação contra a malária, uma doença com uma elevada taxa de mortalidade que afecta metade da população mundial. Esta estratégia de vacinação, suportada pela Fundação Bill & Melinda Gates, ultrapassa as limitações de segurança das opções alternativas, oferecendo uma versatilidade e eficácia sem precedentes. Este projecto foi contemplado com serviços de consultoria pro bono por parte da Everis.
O projecto vencedor, do âmbito industrial, foi seleccionado entre 300 candidaturas recebidas de 11 países de três categorias: Tecnologias da Informação e Economia Digital; Tecnologias industriais ou energéticas e Biotecnologia e Saúde. O vencedor defendeu o seu projecto num evento de avaliação.
A entrega oficial dos prémios terá lugar em Madrid, no final do mês de Novembro.