O Instituto Nacional de Estatística (INE) Avançou que o índice de custos de construção de habitação nova manteve em Setembro uma variação homóloga de 0,8%, enquanto o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação registou um recuo de 0,1%. Recorde-se que, em Agosto, estes índices tinham registado variações homólogas de 0,8% e de -1,0%, respectivamente.

O índice da componente materiais, que integra o índice de custos de construção de habitação nova, no Continente, variou 0,3% em Setembro em termos homólogos (-0,1% no mês anterior), enquanto o da componente mão-de-obra apresentou um aumento homólogo de 1,7% (1,5% em Agosto).

No que se refere às taxas de variação homóloga relativas aos índices de apartamentos e moradias, registaram, no mês em foco, valores idênticos aos observados em Agosto (0,8% e 0,7% respectivamente).

Já o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação foi influenciado por uma taxa de variação homóloga de 1,1% e -0,8% respectivamente, dos índices das componentes produtos e serviços (variações de -2,6% e -1,4% no mês anterior).

Por região NUTS II do Continente, a variação homóloga do índice da região Algarve foi superior em 0,2 pontos percentuais à taxa de agosto, situando-se em 1,1%. Inversamente, os índices das restantes regiões registaram variações homólogas negativas pelo segundo mês consecutivo.

 

 

Foto: Anabela Loureiro