O Eurostat avançou que Portugal voltou a registar em Outubro a segunda maior queda da produção do sector da construção na União Europeia (UE), de 5,7% em termos homólogos. Ainda assim, no total dos 18 países que partilham a moeda única, aumentou 1,4% face a Outubro de 2013, regressando às subidas depois da queda de 2% em Setembro.

O gabinete de estatísticas Eurostat referiu que, entre os 15 países com dados disponíveis, a Roménia teve a maior quebra da produção da construção em Outubro face ao mesmo mês de 2013, de 11,3%, seguindo-se Portugal (-5,7%), a Itália (-4,3%) e a Eslováquia (-4,2%). Portugal tem estado constantemente, nos últimos meses, no topo dos países em que a produção do sector da construção mais caiu em termos homólogos. Já em sentido contrário, as maiores subidas pertenceram à Hungria (15,8%), assim como a Espanha (13,9%) e à Suécia (10,5%).

Quanto ao indicador da produção da construção em termos mensais, este aumentou na zona euro 1,3% em Outubro, face a Setembro, e 0,4% na UE. Em Setembro, os valores tinham sido negativos nos dois espaços económicos, de 1% e 0,3%, respectivamente.

Na variação em cadeia, Portugal registou uma diminuição de 0,5%, ficando esta variação em terreno negativo pelo terceiro mês consecutivo.

Por Estados-membros, na comparação mensal, destaque para as subidas da Hungria (4,0%), da Itália (3,2%) e da Holanda (2,2%) e para os recuos da Roménia (-6,1%) e do Reino Unido (-2,2%).