A Câmara Municipal da Covilhã anunciou o lançamento da primeira fase da construção da Barragem da Serra da Estrela a partir do dia 20 de Janeiro. Trata-se de uma obra orçada em 11,5 milhões de euros.
Segundo a autarquia, esta obra corresponde à “construção de 30 quilómetros de condutas adutoras, a remodelação de quatro quilómetros de condutas existentes e a construção de seis reservatórios com capacidade total para 12 mil metros cúbicos de água, isto é, 12 milhões de litros de água disponível para consumo. A mesma vai representar um investimento global na ordem dos 11,5 milhões de euros.
Segundo o presidente da autarquia, Vítor Pereira, a cerimónia vai decorrer na próxima terça-feira, correspondendo ao “momento que marca o efetivo arranque de uma obra há muito desejada para a Covilhã e para a região”. A cerimónia vai contar com a presença do presidente da Somague, empresa que irá realizar a obra, e da presidente do POVT - Programa Operacional de Valorização do Território, tendo ainda sido convidados o ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional e o ministro do Ambiente.
Recorde-se que a Barragem da Serra da Estrela é uma obra há muito reivindicada por este concelho do distrito de Castelo Branco mas que nunca não chegou a concretizar-se devido a entraves jurídicos com os proprietários dos terrenos e a questões ambientais. A nova localização permitiu avançar finalmente com o projecto da barragem.
Foto: Anabela Loureiro