Ao abrigo do Jessica, já foram atribuídos 70 milhões de euros a projectos de reabilitação urbana nacionais. Este valor foi avançado pelo presidente do comité de investimento deste fundo comunitário.
Um pouco por todo o País tem-se verificado a apresentação de projectos com vista à regeneração urbana, com excepção da região Centro que, como Pedro Saraiva esclareceu, entrou neste processo de uma forma mais tardia. Por isso, o saldo final, tendo em conta a procura e a concretização, é positivo. E os números falam por si: já foram aprovados 26 projectos que se destinaram a áreas do Turismo, Imobiliário, Comércio e Energia, representando a criação de 629 postos de trabalho directo em 19 concelhos.
Recorde-se que este fundo foi criado em Julho de 2009 e deverá ser aplicado na sua totalidade até Junho de 2015. Por isso, Pedro Saraiva apela aos empresários para que apresentem de forma célere os seus projectos. É que o principal objectivo do Jessica para Portugal é alcançar 50% de aprovações até ao final de Dezembro. Tudo leva a crer que esta meta será cumprida e que Portugal receberá cerca de 170 milhões de euros em projectos aprovados.
Ainda assim, quando questionado com a possibilidade de ficarem fundos por ser aplicados, o presidente defendeu que isso dificilmente irá acontecer uma vez que o ritmo de aprovações que se está a sentir este ano é muito forte. Aliás, esta é uma tendência que deverá prolongar-se por 2014.
Foto: Anabela Loureiro