O barómetro da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) avançou que o mercado de obras públicas terminou o primeiro trimestre com fortes quebras. Para o efeito, muito terá contribuído a descida da promoção de concursos e de contratos celebrados.
Segundo os dados da AICCOPN, relativos ao mês de Março, voltou a registar-se uma quebra no volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, ao registarem-se 106 milhões de euros, ou seja, menos 9,7 milhões do que o verificado em Fevereiro.
A mesma fonte revela que o montante total de concursos promovidos no primeiro trimestre do ano situa-se nos 299,8 milhões de euros, isto é, menos 49% que o verificado no primeiro trimestre de 2014.
Refira-se que o valor reportado no Observatório das Obras Públicas referente a contratos celebrados no âmbito de ajustes directos nos três primeiros meses de 2015 foi de 71 milhões de euros, sendo 03% inferior ao mesmo período de 2014. No que concerne aos contratos celebrados ao abrigo de concursos públicos foram reportados 132,2 milhões de euros, registando-se uma redução homóloga de 31%.
O volume total de contratos celebrados no primeiro trimestre e reportados no Observatório das Obras Públicas foi de 208,6 milhões de euros, menos 28% do que em igual período de 2014.
Foto: Anabela Loureiro