Fruto de uma parceria com a Gyptec Ibérica, a Amorim Isolamentos estará representada na Tektónica 2015, com destaque para o auditório da Ordem dos Arquitectos - o Auditório de Negócios Gyptec. A feira de construção vai ainda ser palco do lançamento do Jornal Gyptec.
O desenvolvimento do Auditório de Negócios foi inspirado na placa Gypcork, uma solução construtiva multicamada que reúne dois produtos portugueses de excelência – as placas de gesso laminado Gyptec e o aglomerado de cortiça expandido, da Amorim Isolamentos – e que se apresenta como uma solução sustentável, de baixa energia incorporada, com um excelente desempenho em termos de isolamento térmico e acústico, dando resposta aos requisitos da reabilitação sustentável.
A utilização de cortiça no auditório da Ordem dos Arquitectos não se limitará, no entanto, à solução Gypcork, em que esta é parte de uma solução técnica que beneficia o isolamento pelo interior dos edifícios, mas que não é visível. O aglomerado de cortiça expandida foi também seleccionado como material para o mobiliário do espaço e para o revestimento de paredes, este último da gama especial MDFachada Wave, da Amorim Isolamentos, em que a cortiça natural fica visível. Em ambas as situações, a utilização de cortiça beneficia não só a estética do auditório, como também possibilita a criação de uma atmosfera acolhedora.
O espaço constituirá um pólo de atracção da edição 2015 da Tektónica e acolherá, pela organização da Ordem dos Arquitectos, diversos eventos de referência. Merecem destaque as formações focadas no tema “Soluções eficientes para construção e reabilitação”, num certame que privilegia a temática da reabilitação urbana.
Refira-se ainda que, amanhã, dia 6 de Maio, na Tektónica, a Gyptec Ibérica e a Ordem dos Arquitectos fazem o lançamento e a apresentação do primeiro número do Jornal Gyptec em que, nesta sua primeira edição, o arquitecto Manuel Graça Dias entrevista o arquitecto Álvaro Siza Vieira, a propósito do seu projecto para o edifício sede da Fundação Nadir Afonso, prestes a ser inaugurado, em Chaves. Obra que a Gyptec equipou ao nível de todas as paredes e tectos do edifício que foram revestidos com placas de gesso Gyptec.