Os dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para a construção continuam a não ser os mais animadores. No mês de Abril assistiu-se a uma queda ao nível da produção, emprego e remunerações neste sector.
Segundo o INE, a produção na construção caiu 2% em Abril de 2015 comparativamente ao mesmo mês de 2014. Do mesmo modo, decresceu o emprego (3,1%) e as remunerações (5,3%) neste sector.
Iguais quedas foram sentidas na construção de edifícios, que passou de uma taxa de variação homóloga negativa de 0,5% em Março para uma descida de 2,9% em Abril, e na Engenharia Civil, que passou de um decréscimo homólogo de 1,4% para uma redução de 0,9%.
Relativamente ao índice de emprego, quando comparado com o mês anterior, verifica-se uma queda de 0,4%. Já nas remunerações efectivamente pagas aos trabalhadores da construção caíram 5,3% em Abril, face ao mesmo mês de 2014, quando em Março tinham baixado 2,5 em termos homólogos. Aliás, comparativamente com Março de 2015, as remunerações diminuíram 1,1% em Abril.
Foto: Anabela Loureiro