O Grupo Cosentino, empresa de produção e distribuição de superfícies inovadoras para o mundo da arquitectura e do design, esteve presente os actos de celebração do Dia Nacional Espanhol que tiveram lugar na Expo Milão 2015. A sua participação foi na qualidade de empresa colaboradora na construção do Pavilhão de Espanha, em particular com a superfície ultracompacta Dekton.

Na qualidade de empresa colaboradora na construção do Pavilhão de Espanha, gerido pela Acción Cultural Española, representantes da multinacional com actividade em Portugal integraram a comitiva e estiveram presentes no ato oficial presidido pelo Presidente do Governo Espanhol, Mariano Rajoy. Em nome do Grupo Cosentino, assistiram Pilar Martínez-Cosentino Alfonso, adjunta da Direcção Geral; Álvaro de la Haza, director da Secretaria Corporativa; Santiago Alfonso, director de Marketing e Comunicação; e Roberto Franceschin, Country Manager da Cosentino Itália. 

O Grupo Cosentino, que actualmente distribui os seus produtos em mais de 80 países e possui activos próprios em 26 deles, apostou neste momento de repercussão mundial para partilhar os valores e principais eixos temáticos tanto da Expo como da proposta de Espanha. A alimentação, a gastronomia, a eficiência dos recursos, o design ou a inovação tecnológica são características básicas também da actividade da empresa espanhola.

Fruto desta aposta, a companhia colaborou na construção e decoração do Pavilhão, projectado pelo estúdio b720 Fermín Vázquez arquitectos, com a cedência dos seus materiais, sobretudo a sua superfície ultracompacta Dekton. A Cosentino cedeu quase 1.000m2 deste material inovador, para diferentes utilizações e em distintas medidas e acabamentos, bem como lavatórios elaborados noutro produto de referência do grupo, Silestone.

Os visitantes do Pavilhão de Espanha já tiveram oportunidade de apreciar Dekton nos pavimentos do espaço público, zona de exposição, sala multiusos, horto e nas zonas de conferências e restauração. Assim, este produto foi aplicado como bancada (balcão do bar de tapas, balcão do bar do auditório e balcão na zona vip), e como escada que dá acesso ao restaurante no segundo andar.

Muitos destes espaços serão protagonistas das diferentes actividades que tenham lugar no Pavilhão estes dias a propósito da Semana de Espanha, como por exemplo, o programa “Inovação e Excelência Gastronómica”, produzido pelo Basque Culinary Center e Acción Cultural Española, e que levará a Milão alguns dos chefs espanhóis mais reconhecidos internacionalmente.

Por último, destaque para o facto de a Cosentino ter participado numa das propostas mais atractivas e inovadoras do interiorismo do Pavilhão: a recriação do genoma do tomate em placas de Dekton colocadas com pavimento na zona de exposição e espaço público no piso térreo.

O estúdio b720 apostou em Dekton como aliado para evidenciar este marco no mundo do design, em que as placas de Dekton na cor Zenith de dois centímetros foram gravadas através da tecnologia de impressão a jacto com a sequência de ADN em letras, bem como o desenho de um tomate em escala de cinzentos. Isto é possível graças ao facto de Dekton permitir uma absoluta personalização de design, tornando-se assim no aliado perfeito para designers e arquitectos de todo o mundo. O material pode ser impresso, com o desenho escolhido pelo profissional, através de uma avançada tecnologia de impressão a jacto, única na indústria da pedra.