‘Engineering Grand Challenges’ tem como objectivo dar formação a profissionais que utilizem a engenharia como solução de problemas no mundo actual. Na lista do consórcio, criado em 2009, pelo National Academy of Engineering, está o  Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

O ISEP quer ser a primeira escola portuguesa a formar alunos que possam integrar este projecto e trabalhar com outras instituições de ensino em Portugal, com o objectivo de formar ‘os engenheiros do futuro’.

Criar medicamentos mais eficazes, desenvolver as chamadas ‘cidades inteligentes’, melhorar a realidade virtual, entre outras acções, são ideias que serviram de base à criação do consórcio que pretende, acima de tudo, dotar os futuros engenheiros com capacidades de se adaptarem a qualquer novo desafio do mundo moderno.

Do ‘Engineering Grand Challenges’ fazem já parte 122 escolas que se comprometem a formar no mínimo 20 alunos por ano. O ISEP quer ser das primeiras instituições de ensino, a nível europeu, a contribuir para a concretização das ideias do consórcio, colocando Portugal no mapa da engenharia mundial.

Fonte/Foto: Câmara Municipal do Porto/DR