A Parques de Sintra terminou a recuperação das fachadas do Palácio Nacional de Queluz viradas para os jardins superiores. Depois de muito estudo e obras, volta a ter a sua cor original: o azul.

Este é o resultado de um amplo estudo que visou devolver ao monumento a harmonia cromática e a integridade dos revestimentos exteriores. A cor original do exterior do palácio tinha sido perdida, apresentando o edifício uma grande diversidade de tons e cores que variavam entre o rosa, o laranja e o amarelo, nos rebocos, e entre tons de verde e de azul, nos vãos.

O diagnóstico do estado de conservação efectuado logo após a Parques de Sintra ter recebido a gestão do Palácio (no final de 2012), confirmou o avançado estado de degradação do conjunto, devido à carência de investimentos. A intervenção, com início em Janeiro de 2015, faz parte do projecto global de recuperação dos Jardins e Palácio Nacional de Queluz e inclui o restauro das cantarias, vãos e fachadas sobre os jardins superiores e a recuperação das coberturas da Sala de Jantar e do Pavilhão Robillion.

Estes projectos tiveram um investimento total de cerca de 600 mil euros e foram desenvolvidos tanto por questões de conservação como por questões estéticas.

Foto: PSML-Wilson Pereira