A autarquia de Viana do Castelo quer reconverter a antiga praça de touros num pavilhão desportivo. A obra está orçada em cerca de dois milhões de euros e o concurso público deverá ser lançado no próximo ano.

A reconversão desta praça há muito que é almejada, tendo sido sugerido a sua substituição por um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar (agora instalado no antigo navio hospital Gil Eannes), um espaço de restauração ou de actividades náuticas.

Mas as diculdades com que se debate o EDV, clube local com 39 anos de existência e 1.300 atletas, levou a autarquia a considerar a hipótese de transformar a praça de touros num espaço desportivo.

O presidente da autarquia, José Maria Costa, em declarações à agência Lusa, afirmou que a edilidade “está a procurar financiamentos comunitários para a reconversão do edifício e para a criação de áreas comerciais de apoio”. Acrescentando que está “a tentar encontrar um instrumento financeiro que permita aliviar o orçamento municipal, uma vez que se trata de um investimento com algum significado, estimado em dois milhões de euros”.

Segundo o presidente da câmara, “o programa da obra está a ser ultimado, em parceira com a Escola Desportiva de Viana (EDV), para dar início “ao projecto de execução, que deverá estar pronto no início de 2016”, sendo que a sua reconversão “não vai implicar a demolição do imóvel”.

Do projecto para este imóvel faz parte, ao nível do seu interior, a criação de um espaço multifunções, nomeadamente ao nível da prática de diferentes modalidades desportivas; já ao nível exterior, serão criadas as estruturas necessárias para a prática de desporto ao ar livre.

Recorde-se que a Praça de Touros de Viana do Castelo foi construída em 1948 e, embora tenha tido ao longo dos anos muitos aficcionados e imensas corridas, a realidade é que, nos últimos anos, apenas apresentava um espectáculo anual por altura da Romaria da Senhora d'Agonia. Esta praça encontra-se desactivada há seis anos, desde que se proibiram as touradas na cidade.