O Instituto Nacional de Estatística (INE) avançou que o índice de custos de construção de habitação nova registou no mês de Julho uma “ligeira desaceleração”. Já o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação apresentou uma subida homóloga.

De acordo com os dados do INE, em Julho, o índice de custos de construção de habitação nova teve uma progressão de 0,4%, ficando 0,2 pontos percentuais abaixo do registado em Junho. Já o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação apresentou uma subida homóloga de 0,2% em Julho, tendo sido de 0,1% no mês anterior. 

Esta “ligeira desaceleração” está relacionada com a evolução do índice da componente materiais, que registou um decréscimo de 0,6 pontos percentuais (p.p.) na taxa de variação comparativamente à verificada no mês anterior (taxa de -0,5% em Julho). Já a variação do índice da componente mão-de-obra foi 1,1%, superior em 0,1 p.p. à taxa do mês anterior.

O INE sustenta ainda que as variações homólogas dos índices relativos a apartamentos e moradias fixaram-se, respectivamente em 0,5% e 0,3% (0,7% e 0,5% no mês anterior).

No que se refere ao índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, registou nos índices das componentes produtos e serviços taxas de variação homólogas de -0,3% e 0,4% respectivamente (variações de -0,8% e 0,4% em Junho).

Por região NUTS II do Continente, a região do Algarve voltou a apresentar uma queda homóloga (-2,4%), embora “menos intensa” que a observada no mês anterior. A registar ainda que os índices das restantes regiões apresentaram variações positivas, destacando-se a região Norte com um crescimento de 0,5%.