Seis anos após o arranque dos trabalhos, a Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a escavação do túnel do Marão ficou concluída. A galeria foi atravessada pela primeira vez entre Amarante e Vila Real.
Recorde-se que os dois túneis foram construídos em paralelo com o objectivo de cumprir o prazo de conclusão da obra até ao final de 2015 e entrada em funcionamento da nova auto-estrada até ao final do primeiro trimestre de 2016. Esta obra vai ligar a auto-estrada 4 (A4), em Amarante, à auto-estrada transmontana, em Vila Real.
Além da execução do túnel, esta obra contempla ainda a construção do sublanço com 9,9 quilómetros da ligação poente entre o nó do Itinerário Principal 4 (IP4) e o túnel e a ligação Nascente, entre o túnel e o nó de Parada de Cunhos. Esta ligação inclui ainda a execução de diversas obras de arte nomeadamente o viaduto sobre o vale do Rio Ovelha com 816 metros e o viaduto sobre o vale do Rio Marão com 915 metros.
O presidente da IP, António Ramalho, afirmou que a auto-estrada vai ter um investimento final que ronda entre “os 260 a 280 milhões” de euros, valores abaixo do inicialmente previsto de 345 milhões de euros.