No dia 27 de Novembro o Forte da Nossa Senhora da Graça, em Elvas, volta a abrir as suas portas. Depois de profundas obras de reabilitação orçadas em 6.1 milhões de euros, espera vir a receber 100 mil visitantes em 2016.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas revelou à agência Lusa que “as estimativas que nós temos é que poderão chegar aos 100 mil visitantes numa primeira fase (primeiro ano), uma vez que temos uma rede de monumentos que podem contribuir para este número”.

Nuno Mocinha avançou que o projecto global do Forte de Nossa Senhora da Graça, incluindo a recuperação e adaptação e a requalificação dos acessos e a musealização, deverá atingir os “7,5 milhões de euros”. Acrescentando que “este projecto reveste-se de grande importância e de esforço financeiro por parte da câmara. Nós contamos com apoios de fundos comunitários na ordem dos 4,7 milhões de euros e, para nós, o Forte da Graça é a jóia da coroa”.

O Forte da Graça, mandado construir em 1763 por ordem do Marechal Wilhelm von Schaumburg-Lippe, constitui um ex-líbris da cidade, dentro do conjunto de fortificações abaluartadas, classificadas como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

As obras de requalificação de este espaço surgiram na sequência da transferência, em 2014, de cerca de 30 prédios militares, situados na cidade raiana de Elvas, no distrito de Portalegre, do Estado para o município, sendo o Forte da Graça um dos mais emblemáticos. Através de um protocolo estabelecido com o Estado foi possível recuperar este monumento nacional que se encontrava degradado e cuja cedência será por um período de 40 anos e, eventualmente, renovável por outros períodos até perfazer o total de 75 anos.

No espaço, a Câmara de Elvas pretende instalar um Centro Interpretativo do Forte da Graça, bem como outras infra-estruturas relacionadas com serviços educativos e com a área do património.

Foto: "Elvas - Forte de Nossa senhora da Graça" por michael clarke stuff - Flickr: Elvas 11 monastery oppo. Licenciado sob CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Elvas_-_Forte_de_Nossa_senhora_da_Gra%C3%A7a.jpg#/media/File:Elvas_-_Forte_de_Nossa_senhora_da_Gra%C3%A7a.jpg