A cerimónia de entrega dos Prémios Sapa Building System Portugal decorreu na Casa da Música, na cidade do Porto. Estes troféus têm como objectivo premiar os grandes projectos executados, em 2014, pelos clientes da empresa em todo o mundo.
A primeira edição destes prémios contou com a apresentação de Cristina Ferreira e reuniu cerca de 300 convidados.Com diferentes categorias a concurso, os Prémios Sapa Portugal Awards 2015 distinguiram, ao todo, 17 obras.
O último prémio atribuído, 'Prémio Carreira', teve como objectivo reconhecer o trabalho desenvolvido em parceria com o fundador da Serralharia O Setenta, Domingos Fernandes.
O vencedor do prémio de ‘Engenharia de Soluções Nacional’ foi a Sede da EDP, em Lisboa (Instalador de Sistemas de Alumínio Martifer, Arquitecto Aires Mateus e Construtora Mota Engil). Enquanto em ‘Engenharia de Soluções Internacional’ triunfou o projecto Luanda Towers, em Luanda, Angola (Instalador de Sistemas de Alumínio Cociga Angola, Arquitecto Doria Lopes Fiuza e Construtora Consórcio Mota Engil/Soares da Costa).
Ao nível da ‘Sustentabilidade Nacional’, o galardão foi entregue ao projecto 7 Cidades, nos Açores (Instalador de Sistemas de Alumínio Janelas da Gandara, Arquitecto Souto de Moura e Construtora AFA Açores). Já na ‘Sustentabilidade Internacional’ o prémio foi arrecadado pelo projecto Illovo, na África do Sul (Instalador de Sistemas de Alumínio Seveme, Arquitecto Bentel Associates International e Construtora MBPP).
Na área de ‘Saúde’ o prémio foi entregue ao Centro Materno-Infantil do Norte, no Porto (Instalador de Sistemas de Alumínio Ribeiro & Rocha, Arquitecto Aidhos e Vítor Martins e Construtora Consórcio MRG/Tomás de Oliveira/Conduril).
No ‘Espaço de Interesse Público’, o vitorioso da noite foi o Museu Santa Cruz, nos Açores (Instalador de Sistemas de Alumínio Fonseca & Silva, Arquitecto Projectangra e Construtora Somague).
No ‘Espaço Comercial’ venceu o Alegro Setúbal, em Setúbal (Instalador de Sistemas de Alumínio Seveme, Arquitecto Suakay – Arqts. E Construtora: MSF/Somage).
Na ‘Hotelaria Nacional’ esteve em destaque o Hotel InterContinental Estoril, no Estoril (Instalador de Sistemas de Alumínio Martifer, Arquitecto João Paciência e Construtora Britalar); e na ‘Hotelaria Internacional’ o Hotel Melia Dunas Beach, em Cabo Verde (Instalador de Sistemas de Alumínio Ansafer, Arquitecto HCP e Construtora Construtura San Jose).
No ‘Espaço Residencial’ o premiado foi The Palms, no Algarve (Instalador de Sistemas de Alumínio Lusocaixilho, Arquitecto Marko e Construtora Simão & Martins). No ‘Espaço de Escritórios’ foi a Cidade Financeira, em Luanda (Instalador de Sistemas de Alumínio Cociga Angola, Arquitecto Costa Lopes e Construtora Mota Engil).
Na ‘Reabilitação Urbana Residencial’ venceu o Opera LX, em Lisboa (Instalador de Sistemas de Alumínio Metalobernardo, Arquitecto Cityshapers, LDA. e Construtora Lucios). Já na ‘Reabilitação Urbana Hotelaria’ o laureado foi o Hotel Santiago de Alfama, em Lisboa (Instalador de Sistemas de Alumínio Janelas da Gandara, Arquitecto RA – Luís Rebelo de Andrade e Construtora: San José).
Na ‘Solução de Protecção e Segurança Nacional’ conquistou o prémio a Sede da Polícia Judiciária, em Lisboa (Instalador de Sistemas de Alumínio Seveme, Arquitecto Saraiva e Associados e Construtora OPWAY). Na ‘Solução de Protecção e Segurança Internacional’ foi o Birmingham Gateway, em Birmingham (Instalador de Sistemas de Alumínio Martifer, Arquitecto Atkins e Construtora Martifer UK).
No ‘Design Nacional’ a escolha recaiu sobre a Moradia Vale do Lobo (Instalador de Sistemas de Alumínio Globolumínio e Arquitecto Vasco Vieira); e no ‘Design Internacional o Mischa Guntert, na Suíça (Instalador de Sistemas de Alumínio Cordeiro e Arquitecto Nelson Mendes).
Com mais de meio século de história, a Sapa Building System tem assegurado a manutenção dos valores deixados pelos seus fundadores, uma história que remonta à Suécia da década de 60. À tradição aliou-se a modernidade e a inovação, incorporados nas soluções de arquitetura e construção no sector do alumínio.
Para Pedro Ramos, vice-presidente ibérico da Sapa Building System, "este é o merecido reconhecimento a todos os nossos clientes que procuraram, nas nossas soluções, a resposta ideal para os mais desafiantes projectos arquitectónicos".
Com mais de meio século de história, a Sapa Building System tem assegurado a manutenção dos valores deixados pelos seus fundadores, uma história que remonta à Suécia da década de 60. À tradição aliou-se a modernidade e a inovação, incorporados nas soluções de arquitectura e construção no sector do alumínio.
Foto: Sede EDP