Foi entregue a única lista para a eleição dos novos Corpos Sociais da Associação dos Industriais de Construção de Edificios (AICE) para o mandato 2016/2017 e cuja direcção é liderada por César Neto, sócio-gerente da empresa Renascimóvel. O acto eleitoral terá lugar no dia 19 de Janeiro, na sede da AICE, em Lisboa.
Na próxima terça-feira dia 12 de Janeiro, pelas 16h00, os elementos que integram a única lista candidata à liderança desta associação estarão na sede para apresentar uma AICE “moderna”.
Em comunicado, os representantes desta lista referem que o modelo de estrutura directiva apresentada baseia-se numa “direcção sólida, coesa e colaborativa entre os membros” e que a mesma será composta por elementos de anteriores direcções e de associados que integram pela primeira vez os corpos sociais. Todos têm por objectivo ser “verdadeiros porta-voz dos associados” e pretendem “dignificar a função de todos os órgãos sociais”.
Entre as opções estratégicas, da única lista que se apresentou às eleições da AICE, está, de uma forma muito geral, o reajustar dos estatutos e o adequar do posicionamento conducente a uma maior e mais rápida captação de associados; o aumento de participações no capital social de projectos estratégicos e a reavaliação da presença em outros; a procura progressiva de aumento de níveis de auto-suficiência nas áreas e nos serviços essenciais aos associados e ao sector; melhorar as ligações da associação à realidade empresarial; procurar ser bastante melhor que a concorrência; participar activamente nas definições estratégicas e políticas do sector; e pugnar pela segurança jurídica dos operadores em particular da AICE.
A lista liderada pelo empresário César Neto revelou que vai apostar na presença nacional e no exterior em eventos do sector, assim como vai negociar acções que facilitem caminhos de aquisição de bens e serviços mais rápidos e a melhores preços para os associados. Salientando ainda que ambiciona estudar formas de combate à concorrência desleal e até criar uma Comissão Arbitral para dirimir pequenos conflitos dos associados e clientes.
Por considerar que deter informação é vital para os associados, os mentores desta lista vão divulgar dados sobre concursos, empreitadas e negócios de forma presencial e no site; a par da promoção de meetings regulares com associados para troca de informação e de conhecimento e encontros aleatórios para sociabilização e libertação de estados de espírito.
Prioridade vai também ser dada à formação, quer interna e externa, quer colectiva ou personalizada. A mesma será focalizada em áreas base da produção, da construção, reabilitação e obras públicas. Para o efeito, irão ser negociados protocolos de colaboração para a formação ao nível do ensino básico, intermédio, superior público e privado e instituições de ensino profissional nas áreas da construção, reabilitação e obras públicas; além da elaboração de estudos e estatísticas relevantes de suporte à decisão de fazer formação para melhorar a competitividade e o uso de novas técnicas e procedimentos. Na agenda desta lista está igualmente a criação e divulgação de bolsas de emprego e de empregadores, de bolsas de projectistas e serviços, e bolsas de empreitadas e projectos imóveis disponíveis.
Tendo como pilar a “modernização”, esta lista considera importante reorganizar e melhorar quer as instalações da sede, quer o site da AICE que irá contar com mais informação útil. Do mesmo modo, quer relançar a revista da associação, entre outras iniciativas na área da edição, a par da actualização da imagem da associação, do logo e afins. Novo dinamismo na assessoria nos processos de certificação ‘ISO’ e ‘PME Líder’, entre outros, é outra das suas bandeiras.
Aquela que, provavelmente, vai ser a nova direcção da AICE anunciou ainda que vai realizar eventos nas comemorações emblemáticas da associação e dos associados, bem como homenagear associados de mérito com vinte anos promovendo iniciativas adequadas.
Liderar o associativismo, em número de associados na construção civil e obras públicas, no Centro e Sul do País, como parceiro estratégico e contribuir para uma maior seriedade e profissionalismo da construção e obras públicas são as duas grandes metas da lista da equipa de César Neto.
César Neto é licenciado em Gestão Imobiliária, mestre em Gestão de Projectos e sócio gerente da empresa Renascimóvel, sendo associado da AICE desde 1999. Com 16 anos de actividade, a empresa portuguesa que César Neto gere apostou na reabilitação urbana numa altura em que só se fazia construção nova em Portugal e lançou também o Renascimóvel GIP para proporcionar aos investidores uma gestão integrada de projectos ao nível do negócio da reabilitação urbana, pelo que facilmente se compreende o seu sucesso e crescimento financeiro.
Foto: Anabela Loureiro