As medidas levadas a cabo pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) apostam na reabilitação do parque habitacional do município. Na calha está também um novo projecto de proximidade que consolida intervenções sociais.
A autarquia completa, em 2016, um investimento superior a 2,5 milhões de euros em obras de requalificação dos bairros de habitação social do concelho e prepara-se para dar início a um novo projecto inovador de proximidade para aumentar ainda mais as respostas sociais do município.
Para Conceição Cabrita, vice-presidente da autarquia VRSA, “este conjunto de obras, executadas nos últimos quatro anos, representa um sinal claro das políticas de família e de intervenção social, que sempre se mantiveram no topo das prioridades orçamentais”. Em paralelo com o plano de requalificação da habitação, a edilidade vila-realense irá lançar, nos próximos dias, o projecto ‘Realizar: obras sociais’.
Esta nova valência irá agregar, de forma integrada, todas as intervenções concretizadas no sector da habitação, aumentando ainda mais a proximidade entre a câmara municipal e os munícipes.
“Numa primeira fase, o projecto ‘Realizar’ irá integrar todas as iniciativas de cariz social que viermos a desenvolver ao nível da habitação. Numa segunda fase, iremos incluir neste programa um conjunto de acções de proximidade destinadas a melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa” nota Conceição Cabrita, também responsável pelo pelouro de acção social.
Actualmente, a autarquia encontra-se a efectuar intervenções no Bairro da Caixa, em VRSA, obra que inclui a reabilitação e a pintura de dezenas de edifícios. Simultaneamente iniciou, este mês, a requalificação e impermeabilização das coberturas e fachadas do bairro da Manta Rota, na freguesia de Vila Nova de Cacela.
Este conjunto de trabalhos soma-se às obras já efectuadas no Bairro 112 fogos, à entrada da cidade, que contemplaram a recuperação das fachadas e a pintura integral dos edifícios, bem como a consolidação das coberturas do Bairro 160 Fogos, em VRSA (ainda em curso).
A esta lista acrescem as empreitadas do município no Bairro do Farol, cujos arranjos exteriores somam-se à intervenção de fundo desenvolvida pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), avaliada em 635 mil euros, bem como as múltiplas melhorias já levadas a cabo no bairro dos Navegantes, em Monte Gordo, onde foi executada a pintura interior dos espaços comuns dos quatro blocos e reparados diversos equipamentos nos espaços comuns e interiores.
Em 2016, o pelouro da acção social da autarquia de VRSA destaca-se ao receber uma verba de 1,1 milhões de euros, mantendo a generalidade dos apoios que vêm sendo prestados.
Além do apoio à habitação, ao arrendamento e à reabilitação das habitações, ganham relevo neste domínio os projectos sociais nas áreas da saúde e da terceira idade, bem como as medidas de auxílio à compra de bens alimentares e medicamentos.